/ XX
Não importa qual é seu setor ou quais produtos e serviços você oferece - as tendências de marketing digital não podem ser ignoradas. Há pouco tempo, as empresas precisavam de pouco mais que um site e uma página no Facebook, mas agora o cenário digital está evoluindo tão rapidamente que é difícil acompanhar.
No momento, não existem muitas empresas de sucesso que não tenham presença on-line. Em 2020, novas tecnologias e ferramentas surgirão, forçando os profissionais de marketing a se adaptarem para manter suas organizações no topo.
Afinal, o darwinismo digital é uma realidade implacável. Se você não se adaptar, certamente ficará para trás. Continue lendo para descobrir as tendências de marketing digital que devem estar prontas para 2020.
O Facebook não é mais o chefão do mundo das mídias sociais. De acordo com a Forbes, 41% de seus usuários têm mais de 65 anos. Embora não tenha dificuldades, é claro que o Facebook está perdendo terreno com os dados demográficos mais jovens, que tendem a preferir as experiências mais visuais e interativas oferecidas pelo Instagram, Snapchat e a estrela em ascensão, TikTok.
Após o escândalo de violação de dados em 2018, o Facebook perdeu uma credibilidade significativa, com muitas pessoas ficando frustradas e ressentidas com a proliferação de notícias falsas, propaganda política e cyberbullying na plataforma. A força outrora dominante continua a cair em popularidade com os dados demográficos mais jovens, com o TechCrunch especulando que o Facebook pode estar morto para a Geração Z.
É essencial que os futuros profissionais de marketing digital realmente vejam quem pode ser seu mercado-alvo, porque o Facebook pode ser muito inadequado para algumas campanhas, especialmente porque continua a tendência de queda para os mais jovens. O Facebook ainda é enorme, e muitos americanos continuam fazendo o check-in. Ainda assim, os profissionais de marketing devem ter mais cuidado com quem estão tentando se conectar e garantir que seu público-alvo ainda esteja no Facebook. Caso contrário, você pode estar desperdiçando seu orçamento de marketing, visando a plataforma de mídia social errada.
A ascensão meteórica do Instagram já passou por um bilhão de usuários, uma conquista impressionante. Isso significa que é uma das plataformas de mídia social que mais cresce e, talvez mais importante, grande parte de sua base de usuários é a demográfica mais jovem, especialmente com menos de 30 anos. O Facebook está perdendo grande parte dessas pessoas, devido à sua reputação como plataforma de mídia social para "idosos".
Um possível problema que os profissionais de marketing devem ter em mente é que o Instagram decidiu recentemente remover o recurso de curtidas da plataforma. Muitos influenciadores manifestaram preocupação com esse movimento e, portanto, as empresas devem ficar de olho no impacto que isso terá em 2020. Embora isso possa levar a um aumento na qualidade do conteúdo, muitos usuários podem se afastar da plataforma em busca da vaidade das métricas de outros lugares.
Os chatbots são softwares de inteligência artificial (IA) que atuam como um "atendente" virtual, comunicando-se com os usuários e ajudando-os a cumprir seus objetivos. Os chatbots interagem com os seres humanos de uma maneira natural, principalmente através do uso de janelas de bate-papo por texto, mas também são possíveis interações verbais. Com o tempo, à medida que o sistema coleta mais informações de dados, a IA aprende mais sobre os clientes, possibilitando oferecer um serviço de melhoria contínua.
Ao longo de 2018 e 2019, os chatbots desempenharam um papel regular no Facebook, dezenas de milhares, para diferentes tarefas. Tudo, desde o fornecimento de relatórios meteorológicos até a automação de algumas funções básicas de suporte ao cliente, pode ser facilmente manipulado por um software sofisticado. Os robôs permitem que os usuários obtenham interações personalizadas e focadas, sem extrair muito de recursos humanos limitados.
- 80% das empresas afirmam que querem começar a usar chatbots este ano. Quando você considera os benefícios, é fácil entender o porquê:
- Serviço 24 horas
- Respostas instantâneas a consultas de clientes
- Não há necessidade de pausas, férias ou pagamento de horas extras
A pesquisa da Tidio de janeiro de 2020 descobriu que 43% dos consumidores preferem enviar mensagens para um chatbot online do que para telefonar para os centros de atendimento ao cliente quando se comunicam com uma marca. Portanto, com empresas e clientes interessados em mais envolvimento com os chatbots, essa é certamente uma das tendências de marketing digital que mais cresce em 2020.
Se sua empresa ainda não está usando marketing de vídeo, você deve entrar neste ano. O conteúdo baseado em texto simplesmente não pode competir com o poder do vídeo, especialmente quando se trata de tentar vender produtos e serviços online.
Em um mundo louco por dispositivos móveis, as pessoas estão assistindo mais vídeos do que nunca, usando smartphones para assistir e compartilhar vídeos sobre tudo, aprendendo mais sobre marcas e o que eles têm a oferecer. Pense sobre essas estatísticas do ImpactBND:
- 70% dos consumidores compartilharam o vídeo de uma marca.
- 52% dos consumidores afirmam que assistir a vídeos de produtos os torna mais confiantes e orienta suas decisões de compra on-line.
- 72% das empresas acreditam que o conteúdo em vídeo melhorou suas taxas de conversão.
O marketing de vídeo é altamente envolvente, especialmente se for vídeo ao vivo. A transmissão ao vivo é um método poderoso de marketing digital quando combinado ao marketing de influenciadores. Seja a nova geração de influenciadores de mídia social ou fontes tradicionais, como celebridades, atletas e músicos, ter uma transmissão ao vivo com um influenciador que está interagindo diretamente com os comentários é um grande atrativo para o público.
O Twitch tem mais de 15 milhões de usuários ativos diariamente, a maioria dos quais se sintoniza apenas para assistir a vídeos ao vivo de influenciadores como Ninja. Indiscutivelmente, o influenciador de jogos mais popular do mundo, Ninja, assinou recentemente um acordo exclusivo com o Mixer, que foi uma jogada de força da empresa Microsoft em reconhecimento ao valor esperado do streaming de vídeo ao vivo no próximo ano.
O marketing de conteúdo continua sendo um componente essencial do marketing digital, embora haja uma ênfase crescente nas nuances do conteúdo. A qualidade sempre vai importar, mas agora há mais ênfase no contexto e na segmentação. O Google está desenvolvendo uma compreensão mais profunda e sofisticada do conteúdo on-line e, portanto, os profissionais de marketing precisam pensar cuidadosamente sobre seu mercado-alvo e como podem adaptar o conteúdo com mais precisão em 2020.
Muito disso se resume à atualização do BERT, lançada no Google em novembro de 2019. O novo algoritmo ajuda o gigante dos mecanismos de busca a entender melhor a linguagem natural nas consultas de pesquisa do usuário. O conselho do Google é que "em vez de seguir as últimas tendências de SEO, é mais importante garantir que um site tenha velocidades rápidas, links úteis e conteúdo bem escrito".
Não se engane: o marketing de conteúdo não está indo a lugar algum.
Dito isto, o Google está ficando mais inteligente e dá preferência a conteúdo atual detalhado e preciso, alinhado com a intenção do usuário. As empresas devem ter isso em mente ao criar novos conteúdos em 2020.
O email continua sendo o principal canal de comunicação, com bilhões ainda o utilizando para fins pessoais, comerciais, industriais, legais, científicos e acadêmicos. Em outras palavras, o email chegou para ficar, e o marketing por email em si continua sendo importante.
No entanto, o email marketing está evoluindo e os emails genéricos de marketing não são tão eficazes quanto antes. Agora é uma combinação de automação e, mais importante, personalização que torna o marketing por e-mail importante para 2020.
Quando você pode acionar o marketing por e-mail para algo específico, como um usuário navegando em um produto específico, e depois acompanhar um preço promocional ou vídeo de demonstração em um e-mail personalizado, isso pode ser muito eficaz. Geralmente, o e-mail é o gatilho final para motivar uma ação, especialmente quando combinado com suas técnicas de remarketing.
Isso nos leva a uma das tendências de marketing digital mais empolgantes dos últimos tempos ...
Conteúdo interativo é qualquer coisa em que as pessoas possam clicar, deslizar ou interagir on-line. Segundo Outgrow, 93% dos profissionais de marketing classificam o conteúdo interativo como altamente eficaz na educação do comprador.
Em 2020, mais empresas experimentarão tipos de conteúdo interativo, como:
- Testes e pesquisas
- Anúncios de realidade aumentada
- Vídeos de 360 graus
Esses formatos utilizam a tecnologia de marketing de ponta, como realidade aumentada e conteúdo de vídeo, para oferecer às pessoas uma experiência mais envolvente e envolvente. Atualmente, os consumidores desejam esse tipo de conteúdo memorável e divertido das marcas, pois isso os ajuda a se sentirem mais conectados à empresa.
Graças à Siri, Google, Alexa e diversos outros dispositivos "inteligentes", a interação verbal com os dispositivos continua aumentando. A verdadeira lição para nós é que as pessoas gostam de conversar e essa é a maneira preferida de interagir. E agora, as máquinas estão finalmente alcançando a maneira como as pessoas querem pesquisar, comprar e descobrir coisas novas.
No entanto, isso apresenta alguns desafios interessantes. A realização de uma pesquisa por voz, por exemplo, é muito diferente de digitar uma consulta, principalmente nos resultados. Quando uma pessoa realiza uma pesquisa baseada em texto, a tela exibe os resultados uma página de cada vez. Mas quando alguém pede a um dispositivo para realizar uma pesquisa e o dispositivo responde verbalmente, ele pode oferecer apenas algumas opções, no máximo, e frequentemente fornece apenas uma opção.
Dissemos uma vez sobre a pesquisa por voz e repetimos:
A adoção de uma estratégia de pesquisa por voz não é apenas permanecer relevante - é também criar uma experiência única e otimizada para o cliente que promoverá relacionamentos e criará a lealdade à marca.
Os profissionais de marketing que segmentam usuários de pesquisa por voz devem se lembrar de escrever em tom de conversa, usando palavras-chave que as pessoas falarão em vez de digitar. Isso ajudará você a obter a posição cobiçada zero ou os snippets em destaque no Google.
Os aplicativos de mensagens sociais não servem apenas para manter contato com amigos e familiares. Empresas de todos os setores têm demonstrado interesse significativo em aplicativos como o Facebook Messenger e WhatsApp nos últimos tempos, e não é surpresa quando você considera as oportunidades:
1,3 bilhão de usuários mensais estão ativos no Facebook Messenger, enviando mais de 10 bilhões de mensagens por mês.
O WhatsApp tem 1,6 bilhão de usuários ativos, enviando mais de 55 bilhões de mensagens todos os dias.
Embora os canais tradicionais, como email e mídia social, estejam longe de morrer, não há como negar que as pessoas são mais ativas em aplicativos de mensagens instantâneas. Nos próximos 5-7 anos, espera-se que o marketing de mensageiros seja o canal de marketing número um no mundo. Portanto, é uma etapa lógica para as marcas começarem a se conectar com as pessoas nessas plataformas. O marketing pelo Facebook Messenger gera de 10 a 80 vezes mais envolvimento do que as postagens orgânicas no Feed de Notícias do Facebook.
Os aplicativos de mensagens permitem que as empresas alcancem uma ampla audiência com textos curtos e personalizados. 63% dos consumidores on-line têm maior probabilidade de retornar ao site de uma empresa, se houver uma opção de bate-papo ao vivo, enfatizando a necessidade de as empresas levarem esse canal a sério.
Em 2020, você pode esperar ver muito mais marketing em aplicativos de mensagens, com muitas empresas, incluindo vídeo e conteúdo interativo para envolver os usuários.
O marketing omnichannel é a prática de marketing em várias plataformas, incluindo email, aplicativos, mídias sociais e o blog do seu site. Essa abordagem permite que as empresas se conectem aos clientes em mais pontos de contato digitais, oferecendo efetivamente uma melhor experiência ao usuário.
Ao fornecer uma voz uniforme e consistente e uma mensagem coesa da marca em todos os canais, você pode gerar resultados muito melhores. A ClickZ relata que o marketing omnichannel gera mais de três vezes mais envolvimento do que uma abordagem de canal único. Melhor ainda, a retenção de clientes, o valor médio do pedido e a frequência de compra são mais altos quando você tem vários canais.
À medida que a tecnologia de IA melhora, as empresas podem aproveitar as informações de dados e o aprendizado de máquina para entender melhor os comportamentos dos clientes e personalizá-los ao mais alto nível. Por fim, o foco no marketing omnichannel é o caminho para uma jornada aprimorada do cliente que mantém as pessoas voltando para obter mais.
Então, como você pode ver, as coisas estão se movendo rapidamente no mundo do marketing digital. Em 2020, a tecnologia da IA, o vídeo, a pesquisa por voz e o conteúdo interativo estarão entre as tendências mais importantes. Não é hora de uma empresa parar, pois os dados demográficos mais jovens e os consumidores mais experientes em tecnologia de hoje querem que as marcas se conectem a elas de maneiras novas e empolgantes que tornam a jornada do cliente mais fácil e agradável.
É hora de mergulhar. Qual dessas tendências de marketing digital você experimentará primeiro?